• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

Prefeitura realiza passeata de enfrentamento a violência contra crianças


ROTOP

Publicada em: 18/05/2018 09:44:42 - Atualizado

BURITIS, RO - A Prefeitura de Cujubim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e do Cras (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), realizou nesta sexta-feira (18), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O objetivo é mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa mais velha e poderosa. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para uma satisfação sexual.

Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com pessoa de idade inferior 18 anos, com intenção de lucros financeiros ou qualquer outra espécie. Há quatro formas de exploração sexual: redes de prostituição; parágrafo; redes de tráfico e turismo sexual.

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas.

Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Em Cujubim uma passeata percorreu a avenida principal até o palco da praça municipal onde aconteceram algumas palestras e apresentações. Participaram da mobilização os alunos e professores das escolas no município além da Guarda Mirim, alunos do Karatê e do grupo da terceira idade.


Fale conosco