• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 12 de setembro de 2025

SESDEC realiza curso nas unidades de fronteiras para combater crimes

O Tenente Coronel Leandro Machado, gerente de integração e segurança de fronteira da SESDEC conta que muitas pessoas


REDAÇÃO

Publicada em: 17/10/2023 17:58:29 - Atualizado

TENENTE CORONEL LEANDRO MACHADO


Entre os rios: Mamoré e Guaporé, Rondônia possui uma extensão de 1.324 quilômetros de fronteira com a Bolívia. Os municípios rondonienses localizados nessa faixa fronteiriça são: Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques, Alta Floresta do Oeste, São Francisco do Guaporé, Alto Alegre Dos Parecis, Pimenteiras do Oeste e Cabixi.

E a fim de treinar os profissionais da segurança pública do Estado paras as unidades de fronteira, o Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da SESDEC (Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania) realiza o curso de ação e combate ao tráfico de drogas e armas produtos contrabandeados, além da repressão à saída de veículos furtados e/ou roubados, aos crimes de evasão de divisas, ao tráfico de animais silvestres e biopirataria, dentre outros crimes, durante 15 dias na capital.

O Tenente Coronel Leandro Machado, gerente de integração e segurança de fronteira da SESDEC conta que muitas pessoas acham que isso não influenciado no dia a dia da população em porto velho, porém ele destaca “que os veículos roubados em território brasileiro são levados de forma ilegal para bolívia e assim vedidos para se converter em dinheiro para o tráfico de drogas”, finaliza o coronel.

Participam da capacitação policiais civis, militares, federais e rodoviários e durante o curso são apresentadas técnicas de abordagem, policiamento em embarcação, tiro policial e táticas de confrontos armados, natação utilitária, além das melhores técnicas e táticas policiais, visando o fortalecimento das ações preventivas e repressivas aos crimes transfronteiriços.

Fotografia: Dandara Amorim. Navegação no Rio Mamoré, como é feita a travessia de visitantes de Guajará-Mirim para Guayaramerín

Fale conosco