Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 12 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou nessa terça-feira (24) o Projeto 2755/2023 de autoria do senador Confúcio Moura (MDB) que batiza a ponte sob o rio Abunã, que liga os estados de Rondônia e Acre, de “Ponte Governador Jerônimo Santana”.
De acordo com o senador Confúcio Moura, essa homenagem se dá pelo esforço de Jerônimo Santana em anexar a região da Ponta do Abunã, onde fica a ponte, ao estado de Rondônia.
“Isso é uma consagração ao esforço de Jerônimo Santana, justamente na conquista daquele pedaço de terra. Então creio que foi muito justo essa homenagem”, afirmou Confúcio Moura.
Esse projeto conseguiu passar por cima de outro projeto que havia sido apresentado no ano de 2021 na Câmara Federal pelo então deputado Mauro Nazif (PSB) que propôs o batismo da ponte de “Dom Moacyr Grechi”, líder católico de extrema importância para os estados de Rondônia e Acre.
Porém, utilizando de grande influência no Senado e no atual Governo Federal, Confúcio conseguiu fazer com que seu projeto fosse aprovado e “limou” a homenagem à Grechi, frustrando católicos rondonienses e acreanos.
Aprovado por unanimidade em caráter terminativo, o projeto vai para apreciação da Câmara Federal.