Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO: Porto Velho está entre as cinco capitais brasileiras com a menor expectativa de vida, conforme aponta um estudo realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis. O levantamento, baseado em dados do Sistema Único de Saúde (SUS), revela que a idade média de um portovelhense ao morrer é de 61 anos, uma das mais baixas entre as capitais do país. Essa diferença coloca a capital de Rondônia em 11 anos de distância das líderes do ranking, Belo Horizonte e Porto Alegre.
O estudo, intitulado "Mapa das Desigualdades entre as capitais brasileiras", compara 40 indicadores das 26 capitais do país, abrangendo temas como saúde, educação, renda, habitação e saneamento, alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Para os responsáveis pela pesquisa, o índice de idade média ao morrer é um indicador-chave da situação social das cidades brasileiras. A disparidade de 15 anos entre a maior e a menor idade média ao morrer reflete a profunda desigualdade que permeia o país.
Além dos dados do DataSUS, o estudo também utiliza informações de diversas instituições brasileiras, incluindo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Segue abaixo o ranking das capitais brasileiras com base na idade média ao morrer: