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porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
RONDÔNIA: O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está avançando com um importante projeto de pavimentação na BR-319, com a abertura de licitação para um trecho de 20 quilômetros. Esta iniciativa busca resolver os desafios históricos de infraestrutura enfrentados ao longo dos anos ao longo dessa rodovia vital.
Por quase cinco décadas, a BR-319 tem sido a principal rota terrestre conectando o estado do Amazonas ao restante do país. No entanto, durante mais de trinta anos, ela enfrentou problemas como obras inacabadas e estradas lamacentas. Atualmente, apenas os trechos próximos às capitais, Porto Velho e Manaus, têm asfalto.
As propostas para a licitação estão sendo recebidas desde o final de abril, com a abertura dos envelopes programada para junho. Dada a extensão da BR-319, que totaliza 885,9 quilômetros, os contratos e licitações são divididos em segmentos, abordando cada trecho da rodovia. Os trechos mais críticos, como o "meio", com 405 km de extensão, e o Lote C, cobrindo 52 quilômetros, estão entre as prioridades.
Com este novo processo em andamento, o DNIT pretende pavimentar mais 20 km da BR-319, com previsão de início das obras para agosto de 2024. Este esforço visa não apenas melhorar a conectividade e acessibilidade à região, mas também resolver problemas de logística e promover o desenvolvimento econômico sustentável ao longo da rota.