Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: João Paulo Prudêncio: O Ministério dos Transportes apresentou nessa terça-feira (11), o relatório que afirma ser viável para o meio ambiente e sociedade a pavimentação da BR-319, que liga Porto Velho (RO) à Manaus (AM).
Cortando a floresta amazônica, essa rodovia seria a primeira que ligaria o estado do Amazonas à região Sul e Sudeste do país exclusivamente por rodovias, porém, é alvo de grande embate dentro do próprio governo Lula, uma vez que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que esse projeto não era viável.
Mas, com o relatório confeccionado de dentro do próprio governo Lula, a coisa muda de figura, tornando muito possível essa pavimentação ainda nos próximos anos.
Em declaração feita sobre o relatório, o ministro dos transportes, Renan Filho, garantiu que o Ministério dos Transportes ouviu todos os setores envolvidos com esse projeto e ao final constatou que sim, é viável pavimentar a BR-319.
“Ouvimos o Ministério do Meio Ambiente e outros ministérios, os órgãos envolvidos, ouvimos a sociedade, tivemos audiências públicas na região amazônica e chegamos à conclusão que este caminho é possível, no passado essa estrada já foi asfaltada”, disse Renan Filho.
A ministra Marina Silva ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso.