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porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: O secretário de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Antunes, confirmou que o Governo Federal vai dar início à concessão da Hidrovia do Madeira, o que será o primeiro contrato da história do Brasil dessa modalidade.
Esse anúncio foi dado por Dino Antunes em um café da manhã promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro-Norte e Movimento Pró-logística, nesta última sexta-feira (15), em Brasília.
Ainda de acordo com o secretário, o primeiro passo que será dado é a realização de uma audiência pública para debater a proposta. A realização dessa audiência tramita no Ministério a pedido da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ.
Dino esclareceu que a ANTAQ e o Ministério trabalham junto, fato que levará à um rápido andamento a esse processo de concessão inédito no país. “Se errarmos, vamos cometer erros novos”, disse o secretário em tom de brincadeira.
Com aproximados 1,1 mil quilômetros de extensão, a Hidrovia do Madeira liga Porto Velho (RO) à Manaus (AM) e nos últimos anos se tornou uma importante rota do agronegócio brasileiro, dando entrada e saída de produções de estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, entre outros.
A Hidrovia do Madeira também é uma importante rota de viajem de passageiros entre as capitais de Rondônia e Amazonas e apresentada como uma válvula de escape para evitar o asfaltamento da BR-319.
Sendo concedida pelo setor público, a Hidrovia do Madeira terá uma tarifa cobrada às embarcações e pessoas que por ela navega, o que de acordo com o secretário Dino será um valor abaixo do valor mercado.
Às embarcações que transportam grãos poderão ter de pagar em média R$ 6,80 por tonelada transportada.