Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: A manhã desta segunda-feira, (24) foi marcada pelo início da paralisação das atividades dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, em diversos estados brasileiros.
Acre, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins, são os estados que aderiram ao movimento grevista, que contará com a adesão dos estados da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo a partir do dia 01 de julho.
De acordo com informações coletadas pela reportagem, os servidores do IBAMA em Rondônia ainda não se manifestaram sobre a greve, uma vez que não houve sequer assembleia para debater sobre o tema.
O estado de Rondônia integra uma lista com Amapá, Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Roraima e Sergipe, regiões onde a greve do IBAMA ainda não foi deflagrada pelos servidores.
Vale destacar que vários estados estão com as atividades de campo do IBAMA paralisadas desde o início do ano.
Os servidores pedem que os salários do IBAMA sejam equiparados aos da Agência Nacional de Água – ANA, além da diminuição da diferença salarial entre as funções de técnico ambiental-técnico administrativo e as de analista administrativo e analista ambiental.
Apenas o Ceará anunciou que não irá aderir à greve.