Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO: Apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta segunda-feira (12), o Superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – FIERO, Gilberto Baptista, para falar um pouco sobre as ações pela entidade no Estado, além sobre os rumos da previdência no país.
Segundo Batista, a indústria em Porto Velho existe basicamente em função do agronegócio, que impulsiona a economia, gera emprego, renda e tecnologia nos modelos de produção, isso, além da capacitação dos trabalhadores do setor.
“A FIERO é formada por 22 sindicatos patronais, e com isso defendemos o interesse da indústria rondoniense, que é basicamente com base no agronegócio, tirando algumas exceções, é uma indústria que depende muito do agronegócio”, falou Gilberto Baptista.
De acordo com Gilberto Batista, o sistema atual de previdência no Brasil é um desafio enorme à ser enfrentando pelo Estado, uma vez que o número de aposentados vem crescendo de forma significativa.
“Hoje no Brasil a pirâmide do sistema previdenciário já está com a barriga no meio, indo para mais aposentados que contribuintes. É necessária uma reforma previdenciária, mas sempre existem entraves para isso”, afirmou Gilberto Baptista.
Ainda segundo Gilberto Baptista, a educação financeira e previdenciária precisa ser uma realidade nas famílias brasileiras, para evitar que investimentos malsucedidos e tempo de trabalho perdido.
“Se não tem planejamento previdenciário o cidadão acaba sempre deixando para depois, principalmente aquele que não tem vínculo empregatício precisa recolher o seu pagamento previdenciário. A previdência é uma espécie de poupança, o Governo só faz gerir esse recurso que é do povo”, finalizou Gilberto Baptista.