• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

Amazônia tem pior temporada de queimadas em 17 anos mas parte da mídia ignora situação

Em muitas cidades, o céu está cinza e o ar está difícil de respirar


terra

Publicada em: 22/08/2024 18:33:43 - Atualizado

BRASIL: A Amazônia registra o maior número de queimadas em 17 anos que se soma aos incêndios na Região Norte, além da seca que assola mais de mil municípios do Brasil.

Apesar do desastre causado pelas queimadas, parte da mídia nacional simplesmente ignora a situação, causando estranheza se comparado a poucos anos atrás quando a cobertura era gigantesca.

Em muitas cidades, o céu está cinza e o ar está difícil de respirar. A densa camada que vem cobrindo o firmamento é reflexo das chamas. De acordo com especialistas, a fumaça afeta dez estados e vai seguir sobre o país até o fim da semana.

"O que mais preocupa este ano, em relação aos anteriores, é que não se sabe ao certo se o que está acontecendo é simplesmente uma antecipação do período crítico ou se, realmente, teremos um período mais longo de exposição à fumaça tóxica, já que o pico da poluição em 2023 foi em outubro. Seria algo inusitado e extremamente preocupante", explicou Jesem Orellana, epidemiologista e pesquisador da Fiocruz, ao portal g1.

Amazônia "pegando fogo"
A Floresta Amazônica registrou 59 mil focos de fogo desde janeiro até agora. O número é o maior desde 2008 e com chances de crescer, já que o levantamento é feito a cada mês e agosto ainda não terminou. Toda essa fumaça que cobre a floresta está viajando milhares de quilômetros pelo território nacional.

Mas há um agravante: os especialistas dizem que a fumaça vinda da Amazônia ainda se soma àquela que vem do Pantanal, de Rondônia com a queimada no Parque Guajará-Mirim há um mês, e da Bolívia. A "névoa" das queimadas, então, forma uma densa camada cinza na atmosfera que é arrastada para o restante do mapa formando um "corredor de fumaça".

Fumaça pelo Brasil

Até terça-feira (20), há registros de fumaça nos seguintes estados:

Rio Grande do Sul;
Santa Catarina;
Mato Grosso do Sul;
Mato Grosso;
Acre;
Rondônia;
Oeste do Paraná;
Parte de Minas Gerais;
Trechos de São Paulo;
Amazonas.


Fale conosco