Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Um vídeo que rapidamente se tornou viral nas redes sociais trouxe à tona uma preocupação alarmante: uma fissura visível no meio da ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, em Porto Velho.
A moradora que gravou o vídeo, embora sem conhecimento técnico, expressou sua preocupação ao mostrar a dilatação da estrutura, alertando para o risco de um possível colapso. No vídeo, ela afirma: "Olha o tanto que a ponte já abriu!", sugerindo que uma tragédia poderia acontecer a qualquer momento.
A repercussão das imagens foi tão grande que o assunto chegou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O superintendente regional, engenheiro André Santos, determinou uma inspeção detalhada na ponte.
A equipe de fiscalização, liderada pelo engenheiro Emanuel Nery e acompanhada por um engenheiro da empresa responsável pela manutenção das obras federais na região, realizou uma vistoria minuciosa, e encontrou oito pontos de dilatação da estrutura e destes pelo menos quatro pontos apresentam a necessidade urgente de manutenção. A borracha que assegura a dilatação controlada da ponte está desgastada e precisa ser substituída imediatamente para garantir a segurança da estrutura.
Contudo, essa fissura no meio da ponte não deve ser subestimada. Ela acende um sinal de alerta grave, indicando que, sem a devida reparação, a integridade da ponte pode estar comprometida, colocando em risco a vida de quem a utiliza diariamente.
O DNIT precisa agir de forma rápida e eficiente para reparar essa falha e evitar que uma possível tragédia aconteça. A segurança dos usuários deve ser prioridade máxima, e a manutenção necessária deve ser realizada sem demora.