Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
RONDÔNIA: Em uma cerimônia marcada pela simplicidade, a Escola Superior do Ministério Público de Rondônia (EMPRO) deu início à sua primeira pós-graduação lato sensu, recebendo 42 alunos. O evento, realizado na tarde de quarta-feira (28/8), contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, que fez a abertura oficial.
Antes do início das aulas, o Diretor da EMPRO, Procurador de Justiça Marcelo Lima de Oliveira, falou sobre a relevância da nova formação para a instituição e a sociedade. Ele destacou que o curso, com o tema "Políticas Públicas e Tutela de Vulneráveis", foi escolhido devido à importância da defesa dos vulneráveis, um dos pilares da atuação ministerial.
O Chefe de Gabinete da PGJ, Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, ressaltou que a inauguração do curso marca uma nova fase para a EMPRO, agora reconhecida como uma escola de governo. Ele destacou a ampliação da missão da instituição, que passa a oferecer formação e capacitação não apenas para membros e servidores, mas também para a comunidade em geral. Alexandre Santiago enfatizou o esforço da direção da EMPRO e a excelência do corpo docente na formação específica dos professores.
O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, parabenizou a EMPRO pela conquista e chamou o momento de histórico para o MPRO. Ele reforçou que o projeto é resultado de um grande sonho do Ministério Público e expressou o desejo de expandir a Escola Superior, visando torná-la uma das principais escolas de governo do estado. O PGJ sublinhou a importância do tema "Tutela de Vulneráveis" e a relevância do ensino e pesquisa, desejando sucesso aos alunos e incentivando-os a persistir, mesmo diante de desafios.
Após as intervenções, o primeiro módulo do curso começou com o Promotor de Justiça Matheus Kuhn Gonçalves, que abordou o tema "Tutela Penal Especial". As aulas ocorrerão semanalmente, às quartas, quintas e sextas-feiras, durante um período de 12 meses.