Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: O comércio na Sete de Setembro, uma das principais ruas de Porto Velho, está enfrentando uma crise severa, com várias lojas fechando e comerciantes à beira da falência. Enquanto isso, os consumidores têm preferido as avenidas Amador dos Reis e Jatuarana, deixando o centro da cidade praticamente abandonado.
Apesar das garantias dos governantes de que a economia de Rondônia está em crescimento, a realidade para muitos comerciantes é bem diferente. Logo após o pagamento dos servidores municipais, estaduais e federais, o dinheiro desaparece rapidamente do mercado. Comerciantes reclamam de queda nas vendas, lojistas estão insatisfeitos, e até dentistas relatam que, no meio do mês, os clientes começam a adiar consultas devido à falta de dinheiro.
A economia local ainda se mantém, em grande parte, graças ao "contracheque," os salários dos funcionários públicos que, no fim de cada mês, são injetados no comércio. Muitos ainda lembram dos atrasos salariais da década de 90 e suas terríveis consequências, um período que todos preferem esquecer.