• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 1 de outubro de 2024

Governo de RO contrata aviões e helicópteros para combate ao fogo de incêndios florestais

Dois aviões do modelo Air Tractor foram contratados pelo governo do estado...


da Secom/RO

Publicada em: 30/09/2024 17:56:31 - Atualizado

Foto: Secom RO

RONDÔNIA: Dois aviões do modelo Air Tractor foram contratados pelo governo do estado para atuarem em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) nas regiões com maiores focos de incêndios florestais.

Cada aeronave, com capacidade de 2 mil litros d’água e quatro combates por hora, será destinada a atuar nos locais com mais incidência de incêndios florestais, definidos em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Geociências (Cogeo), nas duas áreas de atuação das Operações Temporã, fase 1 e 2, Parque Estadual Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha.

O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo, ressaltou que a contratação dos aviões foi necessária porque as aeronaves são importantes para voos de combate aos incêndios florestais, reforçando a capacidade de resposta do estado diante das ocorrências.

Com a contratação das 800 horas de voo, o governo de Rondônia incluiu também, o aluguel de mais dois helicópteros, que vão atuar em conjunto com o Falcão 02, da Gerência de aviação (Gave) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), que vem atuando em pontos de difícil acesso no Parque Estadual Guajará-Mirim.

Segundo o comandante-geral do CBMRO, “os focos estão sendo controlados e estamos caminhando para extinguir na totalidade os incêndios florestais. O reforço da frota aérea demonstra o empenho do governo de Rondônia em ampliar e fortalecer as ações de combate aos incêndios florestais, garantindo uma resposta mais eficaz e abrangente diante das demandas emergenciais. A disponibilidade de aeronaves especializadas contribuirá, significativamente, para proteção do meio ambiente e preservação das áreas afetadas pelos incêndios no estado”, enfatizou.

Além disso, o governo de Rondônia abriu ainda, na sexta-feira (27), as inscrições do edital do processo seletivo para contratação de 126 brigadistas temporários, que vão atuar em conjunto com os bombeiros militares nos incêndios florestais.


Fale conosco