• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 16 de agosto de 2025

STJ nega soltura para empresário rondoniense preso com 103 kg de ouro

Bruno Mendes de Jesus está preso preventivamente na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista...


Rondoniagora

Publicada em: 16/08/2025 10:26:57 - Atualizado

Foto: Reprodução e Caíque Rodrigues/g1 RR

RORAIMA - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de soltura do rondoniense Bruno Mendes de Jesus, preso no último dia 4 em Roraima com 103 kg de ouro em barras. A defesa de Bruno teve o mesmo pedido negado pelo desembargador Marcus Vinicius Reis Bastos, do Tribunal Regional Federal da 1ª região no dia 8.

Os advogados alegaram desproporcionalidade na decretação da preventiva e ilegalidade na prisão em flagrante. 

Os argumentos foram rebatidos pelos dois tribunais. “A quantidade de minério encontrada em poder do Paciente e a forma como estava acondicionado indica a possibilidade dos fatos em apuração envolverem o cometimento de crimes outros além daquele referido no art. 2º, § 1º, da Lei nº 8.176/91. Não há que se falar, destarte, em desproporcionalidade da medida cautelar ora sub examine”, afirmou o julgador.

O caso

Bruno Mendes foi preso em Boa Vista, durante uma abordagem na BR-401. Ele dirigia uma caminhonete Hilux, quando foi parado pelos agentes nas imediações da ponte dos Macuxis. No veículo também estavam a esposa e o filho do casal, um bebê de 9 meses. 

Ao ser questionado, ele afirmou ser fiscal de obras, mas não conseguiu informar qual seria o canteiro de atuação em Boa Vista. Posteriormente, a PRF confirmou que ele possui empresa registrada em Rondônia.

Durante a fiscalização, os policiais notaram sinais de adulteração no painel do veículo, o que motivou uma vistoria mais minuciosa. Foi então que as barras de ouro, avaliadas em R$ 61 milhões foram encontradas escondidas no interior do carro.

De acordo com a PRF, o comportamento do motorista e as modificações observadas no veículo levantaram suspeitas.

LEIA MAIS - PRF apreende 104 kg de ouro avaliado em mais de R$ 60 milhões

LEIA MAIS - 'Consciência limpa', diz esposa de empresário de RO preso com 103 barras de ouro em RR

LEIA MAIS - Defesa pede liberdade de empresário de Rondônia por ele sustentar blogueira 'desempregada'


Fale conosco