Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 3 de fevereiro de 2026

RONDÔNIA - O policiamento é direcionado com base em levantamentos estatísticos que identificam os locais com maior índice de ocorrências e infrações de trânsito. De acordo com o BPTran, entre as irregularidades mais registradas nesse período, estão: a parada em fila dupla; estacionamento em locais proibidos; excesso de passageiros em motocicletas; falta do uso de capacete; e desrespeito à faixa de pedestres. Assim, as equipes atuam tanto na fiscalização quanto na orientação aos condutores e pedestres, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações realizadas pela BPTran refletem o comprometimento do estado com a educação e a segurança no trânsito. “As ações tem o objetivo de educar, orientar e sensibilizar os condutores e pedestres, fortalecendo o comportamento seguro no trânsito e protegendo nossos estudantes”, ressaltou.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS NO TRÂNSITO
Algumas atitudes podem evitar acidentes. Entre as principais recomendações estão:
Segundo o comandante da BPTran, tenente-coronel Rafael de Gracia Tossatti, a volta às aulas muda a rotina do trânsito, principalmente nos horários de entrada e saída das escolas. O foco é a prevenção. “Estamos direcionando o policiamento para pontos estratégicos, com maior registro de infrações e ocorrências, para garantir a segurança dos alunos, pais e a comunidade escolar”, enfatizou.
A participação da população é fundamental para garantir um ambiente mais seguro próximo às escolas. O respeito às leis de trânsito é um compromisso coletivo que contribui diretamente para a preservação da vida.
Ressaltando a importância de normas e diretrizes de trânsito, a BPTran também realiza palestras educativas de trânsito, gratuitas. Os órgãos estaduais que desejarem, podem solicitar uma equipe por meio meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), já as empresas privadas podem solicitar pelo e-mail: bptran@pm.ro.gov.br.