Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 12 de julho de 2025
Porto Velho/RO - Moradores da rua Paulo Fortes, no bairro Aponiã, zona leste de Porto Velho estão vivenciando dias de sufoco desde o mês de julho. Isso porque a energia elétrica que está chegando nas casas não está sendo suficiente para a utilização dos eletrodomésticos.
Valdimar de Araújo, 60 anos é morador da rua Paulo Fortes há 26 anos e garante que a situação da falta de energia agravou há cerca de um mês. “Acreditamos que com o forte verão há pouca energia para atender as demandas das casas”, supõe. “A partir das 20 horas não conseguimos ligar o ar condicionado, o compressor arma, mas desarma. Quem tem portão elétrico não consegue sequer entrar em casa, a não ser que coloque o motor no neutro para abrir manualmente”, narra.
O problema, de acordo com os moradores, é que o transformador que distribui a carga de energia para as casas está instalado na rua Telma Regina, que fica próximo da Paulo Fortes, e eles acreditam que não contempla a necessidade de todas os domicílios.
“Com a distribuição dessa forma, muitos eletrodomésticos queimam, há perdas e prejuízos”, destaca Adna Gadelha, que também mora na rua Paulo Fortes. “Com a carga, o transformador estoura, a empresa vem, instala outro, mas também não suporta. Nós contamos e já estourou 13 vezes”, detalha.
Os dois narram as dificuldades em nome de todos os moradores da rua Paulo Fortes e citam situações como a de um casal de idosos, que tem um filho com necessidades especiais. “É uma situação muito desagradável, além do calor que estamos passando em pleno verão, também encontramos dificuldades para coisas simples. Esses dias precisei carregar meu celular na casa de minha mãe, no bairro Liberdade”, destaca Adna. “Eu desligo quase tudo à noite, mas não adianta, sequer o ventilador consegue ficar ligado. Fico toda empolada com tanto calor”.
Já Valdimar, diz que para ameniza o calor, dorme numa rede, na sala da casa. “Fico me embalando na rede até a energia dar condições de ligar os aparelhos, às vezes retorna 2h, outras vezes 4 horas da manhã”, explica.
PEDIDO
Os moradores pedem que a empresa responsável pela distribuição de energia em Porto Velho instale um transformador que supra as necessidades. "Moramos numa cidade que tem uma indústria de energia, temos a tarifa de energia alta e ainda por cima não temos energia suficiente porque o transformador não supre a necessidade. É preciso rever isso", diz Valdimar de Araújo.