• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 30 de setembro de 2024

Programa Bem Viver discute o futuro da educação pública no Brasil

Novas medidas impostas por parlamentares bolsonaristas são consideradas retrocessos por especialistas da educação


BRASIL DE FATO

Publicada em: 14/12/2020 17:31:02 - Atualizado


GERAL - O programa Bem Viver desta segunda-feira (14) discute mais um ataque à educação pública promovido pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido). Desta vez, o alvo é o Fundo
de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), rincipal fonte de recursos para a educação pública.

Bolsonaro autorizou a redução de até 8,06% no valor anual a ser investido por aluno da rede pública e o congelamento dos ganhos salariais para professores em 2021.

O secretário de educação do Maranhão, Felipe Camarão, por exemplo, contabiliza perdas para todo o país.

"A redução do valor do índice per capita por estudantes vai impactar negativamente todos estados da federação. Só o estado do Maranhão já perdeu neste mês 13 milhões de reais", alega o secretário.

Felipe Camarão alerta ainda que o impacto nos municípios poderá afetar até o pagamento do salário de professores da rede pública. :: Reitora nomeada em Sergipe é da mesma igreja do ministro da Educação, Milton Ribeiro ::

A edição também atualiza a situação da pandemia do coronavírus no país. No quadro A Covid-19 na semana, o médico da família Aristóteles Cardona discorre sobre o embate político
acerca do plano de imunização do coronavírus no Brasil e também sobre o primeiro caso de reinfecção por covid-19 confirmado.

Já no quadro Momento Agroecológico, o programa apresenta a campanha Comida de Verdade Transforma, promovida pelo Centro Sabiá, no Estado de Pernambuco. Diante da conjuntura  brasileira de desmonte de políticas públicas de combate à fome, a organização pernambucana conta com financiamento popular para dar continuidade a projetos agroecológicos. O Comida de Verdade Transforma está baseado na inter-relação entre combate à fome, produção agroecológica e combate à violência contra as mulheres.

O Dia Nacional do Forró foi comemorado no último domingo (13), e para você conhecer um pouco mais sobre essa manifestação, o Masaico Cultural realiza um recorte sobre as origens do ritmo e sua importância para a cultura nacional. A efeméride coincide com o aniversário de Luiz Gonzaga, conhecido como o “Rei do Baião”. O forró pode ganhar o título de "patrimônio imaterial" do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).




Fale conosco