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porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
Latam e a Azul foram as empresas aéreas brasileiras que receberam o maior volume de reclamações de passageiros em 2017, aponta levantamento divulgado nesta terça-feira (16) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com a agência, a Latam recebeu 5.479 reclamações no ano passado e, a Azul, 3.478. Elas dividem a primeira posição porque registram um índice de 18 queixas para cada 100 mil passageiros transportados (a primeira transportou 30,5 milhões e, a segunda, 19,6 milhões em 2017).
A terceira posição entre as mais reclamadas ficou com a Avianca: total de 1.179 queixas e índice de 12 reclamações a cada 100 mil passageiros transportados. A quarta foi a Gol, com 2.178 reclamações no ano passado e índice de 7 reclamações para cada 100 mil passageiros transportados.
A Avianca transportou 9,8 milhões de passageiros em 2017 e, a Gol, 29,2 milhões. Isso explica o fato de a Gol registrar um índice de reclamações menor para cada 100 mil passageiros transportados.
Em nota, a Gol informou que "trabalha constantemente na busca de excelência operacional para oferecer a melhor experiência aos seus clientes." A empresa diz ainda que "continuará com todos seus esforços para aprimorar ainda mais o atendimento em solo e nos seus voos e também junto às equipes que fazem o relacionamento com os passageiros que escolhem voar com a Gol."
O G1 procurou as outras empresas aéreas citadas e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
O levantamento sobre a satistação dos passageiros com as empresas aéreas é inédito e tem como base reclamações feitas no portal consumidor.gov.br. De acordo com a Anac, as informações passarão agora a ser divulgadas trimestralmente.
Além do número de queixas, a agência também divulgou nesta segunda o prazo médio de resposta das empresas aéreas aos consumidores; o índice de solução das demandas; e o índice de satisfação dos passageiros com o atendimento prestado pelas empresas.
De acordo com a Anac, a Avianca regitrou o prazo mais longo para resposta às demandas dos seus clientes: 8,55 dias. Gol (8,19 dias), Latam (7,85 dias) e Azul (5,09 dias) vêm em seguida.
A Avianca teve, porém, o melhor índice de solução das demandas, segundo avaliação dos consumidores: 77,11%. A Latam registrou 68,79%; a Gol 66,45%; e a Azul 53,44%.
A Avianca também ficou com o maior índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado. Em uma escala de 1 a 5, as empresas receberam as seguintes notas: