Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 18 de julho de 2025
BRASIL: A Caixa Econômica Federal já liberou o calendário do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2021. Assim, os 9,7 milhões de trabalhadores que aderiram à modalidade poderão retirar uma parte do saldo disponível em contas ativas e inativas, além de uma parcela adicional de até R$ 2.900.
O saque pode ser realizado a partir do mês de aniversário do trabalhador até o segundo mês subsequente. Por exemplo, os beneficiários nascidos em abril que optaram pelo saque-aniversário foram autorizados a fazer a retirada no primeiro dia deste mês, sendo que o prazo segue até 30 de junho.
Sendo assim, o saque-aniversário 2021 continua disponível para os nascidos em fevereiro e março. Contudo, para os nascidos em janeiro, o prazo para sacar o dinheiro terminou no dia 31 de março.
Vale destacar que o saque-aniversário é opcional, e foi criado como uma alternativa ao saque rescisão. Assim, ao aderir à modalidade, o trabalhador não poderá sacar o saldo disponível em conta em caso de demissão sem justa causa, mas recebe normalmente as demais modalidades, tais como multa rescisória, para comprar a casa própria ou aposentadoria, conforme previsto por lei.
Para aderir ao saque-aniversário, basta acessar o site fgts.caixa.gov.br, Internet Banking Caixa e aplicativo FGTS ou ainda comparecer à uma agência da Caixa. Para receber o benefício no mesmo ano da adesão, é preciso solicitar o saque até o último dia do mês de aniversário.
O valor do saque-aniversário do FGTS varia de acordo com o saldo disponível na conta do FGTS do trabalhador. Além dessa alíquota, o beneficiário poderá receber uma parcela adicional caso possua mais de R$ 500 de saldo. Confira os valores a seguir: