• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Médicos e enfermeiros de hospitais universitários anunciam greve

Há meses, os funcionários que incluem médicos, enfermeiros e farmacêuticos protestam contra proposta da estatal


oantagonista

Publicada em: 10/05/2021 15:14:24 - Atualizado

BRASIL: Representantes de funcionários comunicaram nesta segunda (10) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que vão entrar em greve.

Representantes sindicais dos funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) comunicaram nesta segunda (10) à empresa que vão entrar em greve a partir de quinta (13).

A Ebserh é uma estatal vinculada ao MEC. Seus mais de 32 mil funcionários trabalham em 40 hospitais universitários nas cinco regiões do Brasil.

Há meses, os funcionários que incluem médicos, enfermeiros e farmacêuticos protestam contra proposta da estatal para um novo Acordo Coletivo de Trabalho. Seu ponto mais controverso é a mudança na base de cálculo do adicional de insalubridade. Pela nova proposta, o adicional será pago com base no salário mínimo, em vez de proporcionalmente ao salário do funcionário.

“Agora a empresa [Ebserh] que assuma a culpa, porque não foi falta de alerta nem de aviso”, disse Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). Em 27 de abril, entidades sindicais aprovaram indicativo de greve.

“Se já está difícil utilizar os hospitais públicos, a partir do dia 13 vai ter uma dificuldade a mais por conta da questão desse problema de greve que vai se instalar no Brasil todo”, acrescentou o dirigente sindical. Ele afirmou que os sindicatos ainda vão discutir uma “cota mínima” de cerca 30% de funcionamento para manter o que julga serem os serviços emergenciais.


Fale conosco