• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Profissionais destacam a importância do enfermeiro durante a pandemia

Eles estão em várias frentes, trabalhando com determinação em defesa da vida dos pacientes


Assessoria

Publicada em: 12/05/2021 13:10:38 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - O Dia Internacional da Enfermagem, celebrado neste 12 de maio, deixa evidente o trabalho dos profissionais que têm papel relevante na saúde da população. E a Prefeitura de Porto Velho saúda todos esses profissionais, destacando a importância deles potencializada durante a pandemia da Covid-19. Trabalhando com determinação e compromisso, eles estão presentes desde a atenção básica à vacinação que está em andamento.

Enfermeira há 30 anos, Angelita Mendes faz parte do quadro de servidores do município e revela que o papel dos profissionais é bastante amplo: “Vai da assistência direta ao paciente, passando pela assistência direta domiciliar até a gestão da saúde pública”, diz ela, que é gestora da Educação Permanente da Semusa.

Para Angelita, a importância do enfermeiro se divide em dois grandes momentos: um relacionado à pandemia, e o pós-pandemia, que é o envolvimento no processo de vacinação. “O enfermeiro durante a pandemia tem colocado claramente suas potencialidades à serviço da sociedade. E isso é percebido quando conferimos os dados estatísticos.

Os nossos pacientes estão saindo muito bem das unidades de saúde”, observa a servidora. Na vacinação, acrescenta, diferentes papéis são exercidos pelo profissional, como a atuação na rede de frios e na logística de distribuição, entre outras atividades.

A enfermeira reconhece que este é um momento histórico: “Vou completar 30 anos de graduação. Também sou docente universitária. Quando falávamos de pandemias e epidemias ou dados epidemiológicos durante os estudos, tudo parecia distante. Criamos cenários para que o aluno se sentisse dentro de um evento desta natureza. Nunca poderia imaginar que estaríamos dentro de uma pandemia de verdade”, destacou.

Para a enfermagem, segundo Angelita, ser protagonista no processo de enfrentamento da pandemia, seja no planejamento ou na assistência, tudo contribui para superar os momentos dolorosos. “As equipes fazem de tudo para que o paciente saia da melhor forma possível”, finalizou.

Gláucia Souza, estudante do 10º período de enfermagem e voluntária na vacinação de Covid-19 em Porto Velho, já experimenta no dia a dia a rotina de um profissional.

Ela atua na vacinação e revela sua admiração com a importância da profissão neste momento. “O enfermeiro tem seu papel na unidade básica principalmente como promoção em saúde, prevenção e na vacinação. Cada pessoa que chega provoca muita emoção e vacinar agrega muito na minha formação”, disse. E aos profissionais já formados, ela deixou seu reconhecimento: “Eu só tenho que dizer muito obrigada”.


Fale conosco