• Porto Velho

    domingo 19 de setembro de 2021

Nova frente fria deve trazer neve para o país na semana que vem, segundo Climatempo

São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná terão trégua no frio ao longo deste fim de semana.


cnn

Publicada em: 24/07/2021 11:05:07 - Atualizado

São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná terão trégua no frio ao longo deste fim de semana. No entanto, a tendência é que este clima mais ameno e agradável seja sucedido por uma nova frente fria. É o que explicou Dóris Palma, meteorologista da Climatempo, à CNN. “Esse padrão de temperaturas um pouco mais altas antecede a chegada de uma frente fria prevista para alcançar o Brasil entre segunda, terça e próxima quarta-feira.”

De acordo com a meteorologista, o frio será intenso e poderá bater recordes de temperatura mínima em alguns locais. “O que a gente sabe é que vai esfriar bastante principalmente a partir do dia 29, podemos, sim, ter recordes de temperatura baixa, geada ampla em diversas partes do Brasil e até mesmo previsão de neve.”

A neve está prevista para a região sul do país, em especial para as serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. "Serra de Santa Catarina, planalto catarinense e também na serra e região norte do Rio Grande do Sul, inclusive em áreas mais baixas, como é o caso de Caxias do Sul e Gramado, podem registrar neves principalmente na próxima quinta-feira (29)”, detalha.

Embora a frente fria provoque baixas temperaturas no sudeste e centro do país, Doris afirma que "não será a onda de frio mais intensa do século". Além disso, serão mais impactados os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e a região do sul do Brasil como um todo.

“A temperatura mínima prevista para a capital paulista na quarta e quinta-feira beira os 4 graus na madrugada e manhã, é uma temperatura bem baixa, mas o recorde histórico aqui da cidade de São Paulo é de dois graus abaixo de zero.”

Previsão de Chuva

Como o clima está bastante seco em São Paulo, com os reservatórios de água vazios, o frio que atingirá o estado terá um ponto positivo em relação às chuvas.

“Entre segunda e terça-feira, esta frente fria passa pela região sul e causa bastante chuva, principalmente em Santa Catarina. Na quarta-feira, ela chega ao estado de São Paulo e, inclusive, podemos ter uma chuva até mais volumosa na capital paulista. Um padrão que a gente não via há um tempo.”

De acordo com a Climatempo, as chuvas serão na faixa centro-leste do estado de São Paulo, em Minas Gerais e nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br