Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 3 de julho de 2025
O vice-presidente Hamilton Mourão foi perguntado sobre a taxa extra nas contas de luz, que subirá de R$ 9,49 para R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos . Segundo o general, o governo está se precavendo, mas há a possibilidade de racionamento de energia.
"O que eu tenho acompanhado é que o governo tomou as medidas necessárias, criou uma comissão para acompanhar e tomar as decisões a tempo e a hora no sentido de impedir que ocorra isso aí que você [repórter] colocou, que haja apagão. Agora, pode ser que tenha que ocorrer algum racionamento", declarou Mourão em coletiva nesta quarta.
Ao mesmo tempo, o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque concedeu entrevista à CNN Brasil em que afirma ser zero o risco de racionamento.
“Pelo contrário. Estamos tentando mostrar a gravidade da situação hídrica para que, de forma voluntária, os consumidores poupem energia. Assim, não vamos precisar importar, poderemos reduzir o uso da termelétricas e daremos mais flexibilidade ao operador do sistema”, diz.