• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Brasil suspende produção de carne bovina para a China e preço no mercado interno deve cair

Imbróglio envolvendo a carne bovina brasileira e a China dura 45 dias, após casos suspeitos de vaca louca em MG e em MT


uol

Publicada em: 20/10/2021 17:14:25 - Atualizado

Após 45 dias sem a China comprar carne bovina brasileira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento determinou que os frigoríficos brasileiros credenciados para vendar ao país asiático suspendam imediatamente a produção.

A medida é válida por 60 dias e autoriza que os estabelecimentos estoquem os produtos congelados fabricados anteriormente à suspensão.

O imbróglio envolvendo a carne bovina brasileira e a China começou em 4 de setembro, após casos suspeitos de vaca louca — doença que degenera o sistema nervoso do animal — terem sido registrados em Minas Gerais e Mato Grosso.

Seguindo o acordo comercial, o Brasil pode parar a exportação, o que foi feito. Entretanto, a retomada depende da decisão do governo chinês, que mantém o embargo.

A paralisação derrubou o volume de carne bovina exportada, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Até a terceira semana de outubro, o Brasil vendeu 4,5 mil toneladas de carne na média diária, contra 8,1 mil toneladas no mesmo mês do ano passado.


Fale conosco