• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 7 de julho de 2025

Funcionários eletrocutados podem ter sido causa do apagão no domingo, 24

A informação foi dada pelo presidente do Sindur, sindicato que representa os servidores da Eletronorte.


Com inf. de Marcelo Winter

Publicada em: 24/10/2021 23:10:06 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Um acidente com eletrocutamento de dois funcionários da Eletronorte foi a causa do apagão na tarde de domingo (24). Esta informação foi veiculada pelo presidente do Sindicato dos Urbanitários de Rondõnia ( Sindur/RO), Nailor Gato.

A mensagem, que não é uma nota oficial, repassada pelo presidente em grupos de WhatsApp diz o seguinte:

“Companheirada, o blackout em Porto Velho foi em decorrência de grave acidente que ocorreu na SE PV, com dois trabalhadores da ELETRONORTE da Equipe de Linhas.

O Elissandro, teve queimaduras, mais de quarenta por cento do corpo e esta entubado.

O Sidmar teve queimaduras, em torno de trinta por cento do corpo.

Estamos acompanhando e prestando todo o apoio aos familiares.

Isso, é uma das consequências do que está ocorrendo no Sistema ELETROBRAS, com redução de quadro de pessoal, para reduzir custos.

Esses trabalhadores trabalham de domingo a domingo.”

O apagão provocou cinco idas e vindas da energia num espaço de aproximadamente duas horas na tarde de domingo. A internet móvel e telefonia também foram afetadas.

Muita gente manifestou indignação nas redes sociais com o apagão.

Mais informações

Uma fonte que pediu sigilo de seu nome, disse que o acidente foi na subestação da Eletronorte, ao lado da Usina Termelétrica, em Porto Velho, em frente à BR-364, quase na divisa da capital com Candeias do Jamari, município vizinho.

Segundo as informações apuradas, a equipe era formada pelos dois técnicos e uma outra técnica, que não se feriu. O servidor Elissandro está em coma, em estado grave.

De acordo com a fonte, o acidente também afetou a rede de cabos de fibra ótica de telefonia que passa em frente à Sub-Estação, por essa razão, a telefonia também foi afetada na capital.

A Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia em Rondônia soltou a seguinte nota:

“A Energisa informa que, por volta de 20h28, a Eletronorte restabeleceu a carga suficiente para abastecer os cerca de 5% de clientes de Porto Velho que permaneciam sem energia após o incidente ocorrido na supridora Eletronorte na tarde deste domingo (24).

A empresa lembra que a maior parte dos clientes, cerca de 85%, teve a energia recomposta em cerca de duas horas. A empresa, porém, precisou aguardar as orientações da Eletronorte para retomar o fornecimento integral.

Relembrando: Um problema na supridora Eletronorte, responsável pela entrega de energia para a distribuição em Porto Velho, provocou a falta de energia nos municípios de Porto Velho e Itapuã, iniciada por volta de 13h50 deste domingo (24). 85% dos clientes tiveram a energia restabelecida em cerca de duas horas. No início da noite mais 10% dos clientes foram religados.

A Energisa lembra que o sistema elétrico é dividido entre: geração, transmissão e distribuição. Em Rondônia, a Energisa atua apenas na distribuição. Não houve problema na entrega de energia para o restante do estado.”



Fale conosco