• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 8 de julho de 2025

Daniel Pereira destaca pontos turísticos e maior corredor de pesca esportiva

Superintende do Sebrae-RO garante que corredor de pesca do Madeira, Guaporé e Mamoré será sustentável e rentável...


RONDONOTICIAS

Publicada em: 27/10/2021 16:56:48 - Atualizado



PORTO VELHO – RO - O superintendente do Sebrae – Rondônia, Daniel Pereira, foi entrevistado nesta quarta-feira, 27, no Programa A Voz do Povo, FM 103,3, conduzido pelo jornalista e radialista Arimar Souza de Sá, e com a participação do médico e jornalista Rocco Eduardo Roca.

Pereira abriu a entrevista destacando o Plano Municipal de Turismo, produzido pelo Sebrae e que fora apresentado ao governo municipal para potencializar o turismo na capital.

Potencializar a região como polo turístico

A preocupação de Daniel é com todo o vasto território rondoniense, desde Ponta do Abunã, até a beiras do Rio Jamari, na cidade de Porto Velho, que, segundo ele, precisa ser mais divulgado como potencial turístico, a fim de atrair visitantes estrangeiros, e também, moradores de outras partes de Rondônia. “Moramos num lugar que muitos desconhecem, e, por isso, não sabem tirar proveito. Temos vários locais aprazíveis em Porto Velho para pesca esportiva, ou caça, para realizar turismo de aventura, tanto na floresta, quanto em rios e lugares como Jaci Paraná, por exemplo”, e hoje completamente inexplorados.

Plano Turístico da cidade e território

Daniel Pereira explicou durante a entrevista a funcionalidade do Plano Turístico da cidade, ressaltando, especialmente, os chamados pontos potenciais históricos, assim como atividades ligadas a pesca esportiva e ao turismo de selva, bem em voga na década. “Temos um potencial muito grande, e aproveitamos que o Ministério do Turismo estabeleceu critérios de organização e um deles foi o de criar um mapa de turismo do estado”, manifestou.

Primeira cidade a ter Plano Municipal de Turismo

O atual chefe do Sebrae também ressaltou que Porto Velho foi caracterizado como sendo o primeiro município a ter seu Plano Municipal de Turismo, elaborado com uma empresa de consultoria em parceria com o Sebrae. “Agora há pouco foi apresentado e entregue ao prefeito Hildon Chaves, que encaminhará para a Câmara Municipal  e, sendo aprovado, logo será efetivado”, disse.

Integração com o maior corredor de pesca esportiva do mundo

O superintendente do Sebrae informou que a intenção é de aumentar o vínculo de integração com países como a Bolívia e Peru, que estão perto da "neo região", possibilitando assim o uso e aproveitamento da bacia hidrográfica de rios como o Mamoré, Guaporé e Rio Madeira. “Vamos viabilizar em Porto Velho o maior corredor de pesca esportiva do mundo, tanto pela extensão dos rios, como pela diversidade de espécies que habitam nestas águas”, arguiu.

Sustentabilidade

Pereira destacou que  a pesca esportiva como ponto forte do Plano de Turismo, macro e micro regional, é “bastante sustentável”, e rentável também economicamente. “Temos interessados em visitar a região. Gente nos Estados Unidos, Europa e Austrália querem vir para cá investir e, também, como turistas”, apontou. 

Sobre a sustentabilidade, do novo negócio, brincou; “Afinal você pesca para diversão, lazer e esporte, e você fisga um peixe, mas logo solta ele na água de novo.  Se quiser comer um assado de tambaqui, para isso tem a criação em cativeiro, você vai lá e compra, não precisa pescar de forma predatória”, explicou.


Fale conosco