Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 11 de julho de 2025
PORTO VELHO – RO - O Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron), orienta os doadores voluntários para que voltem ao Banco de Sangue visando o reforço no estoque de bolsas de sangue. Nesta terça-feira (9) havia apenas 86 bolsas de sangue O+ e 53 de A+ para o atendimento à rede hospitalar em Porto Velho. São os dois tipos de sangue mais utilizados em transfusões.
Com exceção dos hospitais de Base e João Paulo II, que dispõem de bancos próprios, as demais Unidades Hospitalares são abastecidas pela Fhemeron.
A Fundação é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde, que já autorizou coletas no interior. No final de semana, por exemplo, a equipe viajou para Nova Mamoré (Oeste do Estado), a 241 quilômetros da Capital, onde obteve o apoio da prefeitura e de uma rádio local, coletando 80 bolsas.
“Vivemos uma queda bem drástica, precisamos recompor o estoque rapidamente, porque se aproxima o fim de ano, e a demanda certamente aumentará”, pontou a coordenadora de captação da Fhemeron, Maria Luíza Pereira.
A coleta externa está em andamento nas unidades da Fhemeron. A equipe de Rolim de Moura (Zona da Mata) dirigiu-se a São Miguel do Guaporé, a 492 quilômetros de Porto Velho, e a equipe de Ariquemes foi buscar bolsas de sangue em Buritis (Vale do Jamari), a 323 quilômetros.