Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 15 de julho de 2025
PORTO VELHO – RO - A Prefeitura de Porto Velho confirmou um surto de gripe do vírus Influenza na capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o surto está provocando superlotação nas salas de urgência e emergência.
"Há um surto dessa síndrome gripal em Porto Velho, isso se soma à pandemia. As UPAs estão realmente superlotadas por conta da Influenza juntamente com a Covid", comentou o prefeito Hildon Chaves.
A vacina da influenza não protege da mesma forma especifica para novas variantes da gripe chamada H3N2. Também os técnicos da Semusa, alertam para esclarecimento que a vacina contra a Covid, o vírus do Sars Cov 2, não causa a imunização para estes tipos de surtos de gripes sazonais. Seria importante tomar as vacinas colocadas no calendário temporal do Ministério da Saúde, especifica das sazonais.
O número de atendimentos a pessoas com sintomas gripais em Porto Velho dobrou nesta semana. De acordo com a prefeitura, normalmente as Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) atendiam de 200 a 250 pacientes, mas desde o final de semana a demanda aumentou para 550 a até 600 atendimentos.
Ainda conforme a Semusa, esse aumento na demanda tem esgotado ainda mais os profissionais de saúde. Para tentar melhorar a situação nas UPAs, seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão funcionar a partir de sexta-feira (17) com salas exclusivas para pessoas que estão com sintomas gripais.
Entre os sintomas da nova gripe elencados pelo especialista estão febre alta (39ºC ou mais); falta de apetite; indisposição geral; tosse, inflamação na garganta, mialgia (dor no corpo) intensa; e, em alguns casos diarreia e vômitos.