Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 15 de julho de 2025
PORTO VELHO – RO - O Ministério da Justiça prorrogou a autorização para emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Estado de Rondônia. Segundo Portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 17, a Força Nacional poderá atuar no Estado por mais 30 dias, de 19 de dezembro a 17 de janeiro de 2022. Esse prazo pode ser prorrogado, se necessário.
A Força Nacional começou a operar em Rondônia em meados de junho deste ano para combater crimes ocorridos no campo. A ação dos reforços federais terá duração de 90 dias. O Canal Rural mostrou no mês passado casos de propriedades no estado que foram invadidas, tiveram construções danificadas, maquinários furtados e funcionários torturados.
O diretor da Força Nacional de Segurança Pública, Antônio Aginaldo de Oliveira, pontuou que o efetivo federal empregado é substancial e está a contento do planejamento feito para o combate à criminalidade no Estado. ‘‘Estamos à disposição para atuar não só no combate aos crimes no campo, mas também na área urbana de Porto Velho ou em qualquer outro município de Rondônia, se houver necessidade, pois a Portaria abrange toda a questão da Segurança Pública para trazer paz no campo e a toda a população de Rondônia’’, afirma o diretor da Força Nacional.
A quantidade de efetivo empregado e as áreas de interesse da operação serão mantidas em sigilo para que a forças empregadas possam surpreender os criminosos, mas o secretário da Sesdec destacou que serão mantidas as diligências algumas regiões que receberam uma atenção especial como o Cone Sul, Região de Ponta do Abunã e no entorno da BR 429, particularmente.