Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 15 de julho de 2025
BRASIL: O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, deu ao governo federal prazo de 48 horas para se manifestar sobre a inclusão no Plano Nacional de Vacinação da imunização contra a Covid de crianças de 5 a 11 anos.
Lewandowski determinou a manifestação ao analisar pedido do PT. O partido quer que o Supremo determine ao governo uma complementação do Plano Nacional de Vacinação, a fim de incluir etapas referentes às crianças dessa faixa etária.
O pedido tem por base a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou a imunização de crianças com a vacina Pfizer.
O objetivo da ação é obrigar o governo a estabelecer um cronograma de vacinação da população infantil antes da retomada das aulas e a definição de um dia nacional de vacinação ou fixação de datas para mutirões de vacinação.
O presidente Jair Bolsonaro atacou a decisão da Anvisa de autorizar a imunização de crianças. Ele ameaçou divulgar os nomes de diretores e do "tal corpo técnico" da agência que permitiram a aprovação da medida. Ele mentiu ao dizer que a vacina é experimental e disse que vai consultar a mulher para decidir se vacinará a filha de 11 anos.