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    porto velho, terça-feira 15 de julho de 2025

Governo dá 10 dias para Azul e Gol explicarem problemas de informações no SAC

Passageiros reclamaram que não conseguem falar com as companhias por telefone para obter informações


cnn

Publicada em: 23/12/2021 17:43:34 - Atualizado

A secretária nacional do consumidor, Juliana Domingues, disse ao site que as averiguações preliminares vão apurar supostas irregularidades na conduta das companhias, o que pode resultar na aplicação de multas. A notificação traz os seguintes questionamentos:

Quais são os meios oficiais de atendimento disponibilizados ao consumidor?

  • Informar se possui, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços, nos termos do artigo 4º do Decreto nº 6.523/2008, que dita as normas de serviço do SAC;
  • Quanto tempo em média o consumidor leva para ser efetivamente atendido pelo
    SAC?
  • Por que os consumidores estão enfrentando dificuldades para conseguir contato com a empresa?
  • Justificar o motivo da opção “9” (falar com o atendente) estar desativado, já que o consumidor é encaminhado para opção “estrela”, em que o atendimento não se completa.
  • Qual o prazo de retomada dos sistemas de atendimento direto ao consumidor pelo primeiro men

À CNN, a Azul informou que aguarda ser notificada antes de comentar o assunto. A Gol também foi procurada e ainda não se manifestou.

Na semana passada, o Ministério da Justiça notificou a Itapemirim Transportes Aéreos, também conhecida como Ita, para explicar por que cancelou voos às vésperas do natal. A empresa alega que por “ajustes operacionais”, o
Grupo Itapemirim suspendeu temporariamente todas as operações.


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