• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 16 de julho de 2025

Ficou com sintomas gripais após o Natal? Veja o que fazer

A menos de uma semana do Réveillon, infectologistas recomendam isolamento, mesmo com teste negativo de Covid-19...


REDAÇÃO

Publicada em: 27/12/2021 16:15:35 - Atualizado

PORTO VELHO – RO - Nesta semana entre Natal e Ano-Novo, a regra é clara, segundo infectologistas: quem apresentar sintomas gripais após os encontros natalinos deve evitar ir a outras reuniões com amigos e família nos próximos dias. Com pouco menos da metade da população do Estado de Rondônia, com esquema vacinal inicial completo contra Covid-19, infectados tendem a ter sintomas mais leves, que podem se confundir com um resfriado, e a atenção deve ser redobrada a qualquer quadro respiratório.

Surto de influenza

O governo desde semana passada que fez o alerta para o surto de gripe no Estado. A Prefeitura de Porto Velho também moveu diligencias para a contenção do surto do vírus da Influenza atualmente. Ainda assim, a volta dos encontros presenciais no final do ano favorece a disseminação de doenças infecciosas e exige cuidados.

Quem tiver qualquer sintomas de gripe ou de Covid, não deve se deslocar e nem comparecer às confraternizações para não correr o risco de transmitir a ninguém. Você pode até não se encontrar com pessoas idosas ou crianças, mas as pessoas com quem se encontrar podem ter esse contato depois”, explicam os alertas dos especialistas, como a infectologista e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Raquel Stucchi.

Teste diferencial

Idealmente, quem apresenta sintomas gripais, mesmo leves — como fadiga, tosse persistente e coriza — deve realizar um teste de Covid-19. Nos primeiros dias de sintoma, é possível fazer um teste de antígeno, e o teste do tipo PCR é recomendado entre o terceiro e o quarto dia de sintomas.

Mesmo o teste negativo, porém, não dá passe-livre para se encontrar com outras pessoas enquanto se está doente, reforça o infectologista e membro do comitê de enfrentamento à pandemia da PBH Estevão Urbano.

“Primeiro, o teste de negativo não descarta 100% a Covid-19. E a pessoa pode estar com outras infecções virais e transmitir a doença. Deve-se esperar os sintomas passarem e, depois, voltar a pensar em voltar à vida normal”, completa.

A infectologista Raquel Stucchi recomenda que pacientes com Covid-19 permaneçam pelo menos 10 dias isolados após o início dos sintomas, enquanto pacientes com confirmação de Influenza — mais difícil, já que a testagem é menos comum — se isolem ao menos até o desaparecimento dos sintomas mais agudos.

Sintomas gripais o que fazer?

Em Porto Velho, a recomendação do pessoal técnico da Semusa é que pacientes com sintomas gripais leves procurem, primeiro, centros de saúde, reservando as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para quem esteja com sintomas mais graves, como falta de ar.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que também são testados para influenza pacientes que procuram as UPAs com quadros gripais, como febre, dor de garganta, tosse e dor no corpo.

Esta testagem é realizada por meio de amostragem nas UPAs sentinelas. É importante esclarecer ainda que os usuários com sintomas gripais, atendidos nos Centros de Saúde e nas UPAs, fazem teste rápido de antígeno para Covid-19 na própria unidade, o que auxilia no diagnóstico diferencial.

Além disso, também é realizado o exame para detecção de influenza em hospitais sentinelas em todos os pacientes internados com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).


Fale conosco