Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 19 de setembro de 2025
PORTO VELHO – RO - No final da tarde de segunda-feira, 31, uma intensa chuva de aproximadamente 30 minutos, desabou na capital de Rondônia em pleno inverno amazônico, e causou grandes transtornos com ruas alagadas em vários pontos da cidade.
No centro da cidade, as avenidas perto do chamado camelódromo, na zona central, ficaram bastante afetadas com as alagações, por dificuldade no escoamento.
Ruas da Zona Leste, nas imediações da Avenida Guaporé, também ficaram inundadas, com muita agua represada, causando inúmeros transtornos para o trânsito de veículos, que ficou lento e perigoso, com visibilidade reduzida.
A avenida Calama perto do Bairro 4 de Janeiro, as águas transbordaram formando verdadeiros riachos que correram pelos asfalto das vias do perímetro. Em alguns setores, a lama até entrou em comércios e estabelecimentos da localidade.
ALERTA DO INMET
Já no iníciio desta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para Rondônia. O aviso, válido para segunda-feira (31), neste começo de semana, prevê perigo potencial de chuvas intensas para todas as cidades do estado.
O alerta prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. Há possibilidade de ventos intensos entre 60 e 100 km/h, além disso, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Em caso de rajadas de ventos, o Inmet recomenda que:
Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.