Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 19 de setembro de 2025
PORTO VELHO – RO - Já são 11 pacientes que estão na fila para ingressar num leito de UTI das unidades de saúde em Rondônia.
A preocupação é que este número aumente, pois a situação dos enfermos padecidos pela Covid está em alerta na região devido o aumento de pessoas internadas que já ultrapassa a casa dos 226, o que representa um aumento de mais de 30% da capacidade de atendimento dos hospitais no Estado.
O chamamento para a situação foi divulgado nesta terça-feira, 01, pelo próprio secretário de estado da saúde, Fernando Máximo, que está disponibilizando emergencialmente mais 25 novos leitos para tentar contornar a crise sanitária.
Estes 25 novos leitos estão sendo disponibilizados no Hospital de Base, para ajudar a receber pacientes remanescentes do Regina Pacis, e do Anexo do Cemetron.
Fernando Máximo também se atentou para o quadro de profissionais médicos e servidores da saúde que estão atualmente doentes de Covid. “São mais de 500 afetados de diferentes funções, o que prejudica muito o trabalho de combate a pandemia. Por isso, estamos também contratando emergencialmente pessoal para cobrir esta demanda”, explicou o médico.
O Secretario igualmente convocou a população para reforçar ações de prevenção, de como continuar a proteção com uso de máscaras e do álcool, e também, comparecer as vacinações que estão sendo feitas pela Sesau.
Disse, por fim, que é importante estar atento aos sinais da doença, e procurar sempre realizar os testes para iniciar o tratamento precoce o mais rápido possível, quando houver casos positivados. “Importante é realizar a testagem em massa, para tentar frear registros de infecções, e isolar os doentes”, argumentou.