• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de setembro de 2025

TSE divulga informações enviadas às Forças Armadas sobre processo eleitoral de

Comissão de Transparência Eleitoral do TSE havia determinado que documentos deveriam permanecer sob sigilo.


g1

Publicada em: 16/02/2022 17:40:54 - Atualizado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quarta-feira (16) as perguntas formuladas pelas Forças Armadas e respostas elaboradas pela área técnica da corte sobre o processo eletrônico de votação.

Na semana passada, em uma transmissão ao vivo, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estava evitando responder perguntas feitas pelo Exército que apontariam “vulnerabilidades” nas urnas eletrônicas.

Inicialmente, a Comissão de Transparência Eleitoral do TSE havia determinado que as respostas enviadas às Forças Armadas deveriam permanecer sob sigilo.

No entanto, após vazamentos parciais do documento, a Corte decidiu divulgar o conteúdo na íntegra.

A decisão de tornar público o material foi tomada em conjunto pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e pelos futuros presidentes do tribunal, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

A corte entendeu que as informações não impactam a segurança da Justiça Eleitoral e são de interesse público.

"De fato, como é público, há uma investigação policial em curso, em razão de vazamento de informação constante de processo sigiloso, atribuído ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República (Inquérito nº 4.878/DF, Rel. Min. Alexandre de Moraes Tribunal Superior Eleitoral.


Fale conosco