• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 21 de setembro de 2025

Governo envia ministros ao TCU para avançar em privatização da Eletrobras após desconforto

Reunião ocorre em meio ao clima de desconforto de integrantes do tribunal com a indicação para diretoria na (ANP)


cnn

Publicada em: 15/03/2022 16:37:36 - Atualizado

Os ministros da Economia, Paulo Guedes e de Minas e Energia, Bento Albuquerque, têm encontro marcado nesta terça-feira com ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) para conseguir avançar com a privatização da Eletrobras.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, “será uma reunião para expor o processo de capitalização da empresa e as vantagens de tê-la de volta ao mercado”.

Desde 2014, a Eletrobras não participa de leilões de energia por falta de capacidade de investimentos. A expectativa no governo é de que o julgamento final sobre a desestatização da Eletrobras ocorra em abril.

A primeira etapa de privatização da Eletrobras foi liberada no mês passado. Em fevereiro, o TCU aprovou relatório do ministro Aroldo Cedraz favorável ao processo. Na ocasião, outro ministro, Vital do Rêgo, apontou falhas no cálculo do valor da privatização, mas foi voto vencido.

A reunião desta terça-feira ocorre em meio ao clima de desconforto de integrantes do tribunal com a indicação de uma pessoa do núcleo de Cedraz para diretoria na Agência Nacional de Petróleo (ANP). Para dois ministros do tribunal ouvidos pelo site, sob reserva, a indicação é vista como moeda de troca. Isso porque o indicado, o auditor de contas Daniel Maia, é concunhado do advogado Tiago Cedraz, filho de Aroldo Cedraz.

Procurados, o gabinete de Cedraz e o TCU não se manifestaram.



Fale conosco