Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 21 de setembro de 2025
BRASIL - A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender o Telegram no país envolve as operadoras de telefonia e as empresas Apple e Google, que fazem sistemas operacionais de celulares.
Veja perguntas e respostas sobre como será feito o bloqueio:
Os provedores de internet. A decisão aponta que essas empresas "devem inserir obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do aplicativo".
O mesmo vale para companhias que administram serviço móvel pessoal e serviço telefônico fixo comutado", ou seja, as operadoras de telefonia. Foi assim com as suspensões do WhatsApp também determinadas pela Justiça
Além disso, a decisão envolve a Apple e Google, que também devem colocar "obstáculos tecnológicos capazes de inviabilizar a utilização do Telegram" pelos usuários do sistema iOS (iPhones, da Apple) e Android (Google). O g1 procurou as empresas e aguarda posicionamento.
A decisão foi divulgada na tarde desta sexta e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse que providenciou o imediato encaminhamento dela às entidades atuantes no setor, ou seja, as operadoras de internet.
O g1 procurou o sindicato das empresas e aguarda posicionamento. Até as 17h, o Telegram continuava funcionando.
Não. Moraes determinou que Apple e Google devem retirar o Telegram das lojas Apple Store e Google Play, o que vai impedir que o aplicativo seja baixado durante o período de suspensão.