Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 21 de setembro de 2025
PORTO VELHO - RO - A falta de higiene em mutirão oftalmológico, realizado durante três dias pela Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia (SESAU), pode estar entre as possíveis causas da contaminação de pacientes.
Dos 40 casos confirmados, 13 foram positivados para a bactéria pseudomonas a mais grave na especialidade. Parte dos pacientes relatam cegueira total, outros revelam ver apenas um clarão.
Uma sindicância para apurar as causas da infecção, foi instaurada pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) e pelo Sindicato Médico de Rondônia (Simero).
O Ministério Público de Rondônia, também instaurou um procedimento, para investigar as responsabilidades pela “possível falha na prestação de serviço por uma empresa médica que atuou em conjunto no mutirão de cirurgias realizadas pelo governo de Rondônia.
De acordo com o médico Amado Hahhal, somente com o laudo é possível apontar, se houve ou não esterilização e desinfecção dos equipamentos usados. A contaminação dos pacientes, pode estar relacionada também ao uso das lentes contaminadas.
“As cirurgias em grande escala, aumentam os riscos de contaminação, por isso é necessário que a equipe médica esteja atenta, a todos os protocolos de segurança durante os mutirões”, advertiu.
Sobre as falhas nos processos de trabalho, Amado Ahamad, comentou que o fato é grave, e que o tratamento deve ser iniciado imediatamente “ Todos os procedimentos necessários devem ser feitos, para conter a infecção e salvar a visão do paciente, mas que a contaminação é no mínimo estranha”, alertou.