• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 21 de setembro de 2025

Insegurança faz proliferar quantidade de comércios atrás de grades

A reportagem do Rondonotícias, circulou pelas zonas norte e leste da capital, em diversos pontos verificou muitos estabelecimentos com barras de ferro e cadeados.


rondonoticias

Publicada em: 24/03/2022 10:12:34 - Atualizado



PORTO VELHO -A sensação de insegurança, tem feito cada vez mais os comerciantes de Porto Velho, adotarem uma medida drástica para poder ter uma certa tranquilidade: trabalhar no horário de expediente com as grades fechadas.

A reportagem do Rondonotícias, circulou pelas zonas norte e leste da capital, em diversos pontos verificou muitos estabelecimentos com barras de ferro e cadeados.

Os comerciantes, ficam fechados dentro do estabelecimento e quem quer comprar espera do lado de fora. Com medo da violência, eles pediram para não serem identificados.

" Os clientes entendem a medida. Prezo pela minha segurança, depois que passei por uma situação de risco", afirma um proprietário de uma distribuidora de bebidas, localizada no bairro Aponiã.

Para um dono de um micro mercado localizado no bairro Areal, as câmeras já não assustam mais os ladrões. " Eles não se intimidam, invadem os estabelecimentos a qualquer hora, ameaçam, roubam mercadorias e o dinheiro do caixa”, alertou.

Para uma comerciante de um micro mercado localizado, na rua Raimundo Cantuária, o atendimento de madrugada ocorre através de uma grade a partir das 20hs.

Ela conta, que o local já foi assaltado duas vezes e diz que os comércios próximos, que não utilizam grades, acabam se tornando alvos, principalmente durante os fins de semana. “Estava ocorrendo muitos assaltos, então resolvi colocar grades para evitar”.

Segundo a Secretaria de Segurança defesa e cidadania (Sesdec), as ações como policiamento de rotina e operações para coibir esse tipo de crime são realizadas todos dias. Outra medida estratégica é o uso do vídeo monitoramento que deve passar por manutenção e ampliação.

“Recebemos da gestão passada as câmeras de segurança sem condições de utilização. Já houve uma licitação e a empresa vencedora já está dando início a fase de manutenção dessas câmeras” afirmou o Secretário da Segurança e Defesa e Cidadania, coronel Hélio Cisneiros Pachá.

Durante um encontro realizado com as forças de segurança pública, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Velho, Joana Joanora cobrou das autoridades locais uma ação de inteligência. “Com a pandemia aumentou o número de furtos e roubo. Os empresários, estão gastando muito com alarmes e grades nas suas lojas. Estamos pedindo ao poder público uma ação melhorada que traga maior segurança ao consumidor e aos empresários”.

FONTE: rondonoticias


Fale conosco