Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 21 de setembro de 2025
CAPITAL -Porto Velho, registrou nos três primeiros meses deste ano 49 casos de violência sexual. A informação foi divulgada no Observatório Geral de Segurança Pública.
As vítimas, são mulheres em 17 dos casos, em 31 a vítima é criança ou vulnerável. O mapeamento registrou ainda, 1 estupro presumido quando a pessoa ofendida, nos crimes sexuais, não é maior de catorze anos. Já o numero de tentativas não foi mencionado.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2021, uma mulher foi estuprada, em média, a cada dez minutos no Brasil. Foram cerca de 56,1 mil casos.
Os dados foram coletados por meio de um levantamento feito com as polícias civis de todas as unidades da Federação, ou seja, leva em conta apenas os casos que chegaram ao conhecimento das autoridades.
A falta de acolhimento num atendimento impregnado da cultura de culpabilização das vítimas afasta as mulheres da Justiça, fazendo com que a maior parte das denúncias não sejam sequer feitas.
No último dia 18, na rua Padre Chiquinho, bairro Pedrinhas, centro de Porto Velho ocorreu uma tentativa de estupro.
De acordo com informações obtidas na ocasião pela equipe Rondonoticias, a vítima caminhava pela rua quando percebeu que estava sendo seguida por um homem.
Em um local escuro, em frente a um terreno baldio, o suspeito tentou pegar a jovem a força, porém ela reagiu, momento que o criminoso se apossou de uma faca, desferiu dois golpes na mulher e fugiu.
A vítima foi ferida no braço e na barriga, em seguida, socorrida para a Policlínica Ana Adelaide onde passou as informações a Polícia Militar. O criminoso não foi localizado.
Outra tentativa de estupro seguida de agressão, aconteceu no bairro lagoa zona leste da capital. A vítima de 46 anos, informou aos policiais que o ex-marido de 39 anos teria chegado à sua residência informando que queria pegar uma bicicleta que estava nos fundos do quintal, a mulher então liberou a entrada, mas era uma cilada.
Na sequência, o homem começou a agarrar a vítima e foi repelido. Em seguida, o ex-marido ficou furioso e começou a espancá-la com chutes e murros.
Fonte:Rondonoticias