Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 21 de setembro de 2025
PORTO VELHO, RO - Durante a pandemia muitos microempreendedores tiveram que fechar as portas. A solução que muitos encontraram, foi recorrer ao Banco do Povo, que é um programa de microcrédito produtivo que tem como objetivo promover geração de emprego e renda por meio da concessão de empréstimos a pequenos empreendimentos.
As linhas de créditos começam em 300 reais e vão até 30 mil reais, para os mais variados tipos de atividades econômicas podendo ser pagas em até 36 vezes. Entre os benefícios do programa está a taxa de juros de 1,81% ao mês.
A entidade, existente há mais de 20 anos, realizou cerca de três mil projetos em um ano no estado de RO, emprestando quase R$ 16 milhões em dinheiro.
O presidente do Banco do Povo em Rondônia, Manoel Serra, disse em entrevista a reportagem do Rondonoticias, que o banco, além de emprestar dinheiro, ainda orienta sobre os benefícios de sua aplicação.
Os clientes em sua grande maioria são da agricultura familiar, alguns deles até trabalham de maneira informal.
“O Banco de povo além de emprestar, procura orientar aquele pequeno empreendedor, para que ele cresça e possa ter sucesso na atividade em que desenvolve”, disse Serra.
Durante entrevista, ele também esclareceu que, para liberar o financiamento, basta que o candidato ao microcrédito comprove que desenvolve alguma atividade e que está tendo dificuldades para empreender o seu negócio.
"O Banco do Povo leva facilidade aos microempreendedores. No geral, muito dos pequenos, não tem acesso ao serviço funcional dos bancos particulares, para conseguir alguns recursos enfrentam muita burocracia. Já com os nosso serviços, basta preencher os pré-requisitos.
Segundo Manoel Serra, para conseguir uma linha de crédito na Entidade que preside, é preciso apenas fazer um cadastro e uma entrevista socioeconômica. Cada linha de crédito tem suas especificações e garantias necessárias para liberação do crédito", orientou.