Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 21 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Materiais hospitalares de origem ainda desconhecida, foram descartados irregularmente no Espaço Alternativo nesta quarta-feira(13), em Porto Velho. O lixo hospitalar foi encontrado pelo Secretário da Secretaria Municipal de Serviços Básicos, Wellem Antônio Prestes Campos, durante fiscalização à equipe de limpeza.
Seringas, agulhas, ampolas, comprimidos e embalagens de medicamentos hospitalar estavam jogados a céu aberto. Ainda não é possível afirmar quem foi o responsável pelo descarte.
“Nesse local passa criança, pessoas vem fazer atividades físicas. Não sabemos se foi alguma farmácia ou hospital mas esse descarte é criminoso. Isso é um perigo. Antes de descartar esse tipo de material deve-se ter cuidados”, explicou Wellem.
Lixo hospitalar
Resíduos hospitalares não podem ser descartados da mesma forma que o lixo domiciliar. Como apresenta um alto risco de contaminação, existe uma equipe voltada somente para a coleta do lixo hospitalar, que utiliza uniformes e equipamentos de proteção individual diferenciados, com luvas mais resistentes, máscaras e botas.
Vale lembrar ainda que, diferente do lixo comum, o hospitalar não é colocado na rua. Após o recolhimento, o lixo é encaminhado ao aterro sanitário para que seja incinerado.
Regras da Anvisa - No Brasil, há regras definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para descarte correto de materiais hospitalares. Tais regras devem ser seguidas por hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde.
Primeiro é preciso separar o lixo infectante dos lixos hospitalares comuns. Entre as práticas permitidas no país estão a incineração dos lixos infectantes, esterilização e ainda a destinação do lixo para valas assépticas.
Veja o vídeo: