Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025
PORTO VELHO-O celular é a tela mais importante no cotidiano dos adolescentes portovelhenses. Tanto que 8 em cada 10 jovens, de 12 a 20 anos, checam seu aparelho na madrugada ou pela manhã, mesmo antes de sair da cama.
O Rondonotícias foi as ruas da capital para realizar uma pesquisa sobre o uso da do celular. Os números podem espantar, mas não surpreendem. Cerca de 80% dos jovens entrevistados revelam que dormem com seus aparelhos celulares e outros 60% disseram atender ligações quando estão no banheiro.
Quando perguntados pelo whatsApp a maioria responde que envia uma média de 50 a 300 mensagens diárias.
O escovar os dentes foi o principal rival dos smartphones, quando considerado o que faria o usuário deixar seu telefone celular de lado 50%responderam que sim seguidos de 40% ao chocolate .
A pesquisa revela ainda dados polêmicos sobre a relação das pessoas pela dificuldade de se se separar dos seus aparelhos até mesmo quando deveriam descansar e dormir em 90% dos entrevistados.
O estudante Rodrigo Alves conta que nunca se separa do celular “Principalmente à noite eu fico até tarde às vezes me deparo que é de madrugada e eu ainda estou navegando na internet pelo faceboock e Twitter até o sono chegar”.
Tais Moreira afirma que fica até às 4hs da manhã no celular conversando com amigos “Sempre falo a respeito do que acontece na escola, somos privilegiados por ter a tecnologia disponível a qualquer hora. Imagina até uns anos atrás isso não existia eu não saberia o que fazer, mas acredito que me contentaria”.
Com muitos amigos em uma rede social, Gislene Cândido disse que troca mensagens diárias com eles “ fico conectada até de madrugada sempre falo a respeito dos relacionamentos e fofocas acho que isso não atrapalha nos meus estudos, a tecnologia nos ajudar a estreitar o laço com pessoas em qualquer parte do mundo, isso só veio a contribuir”
Jussara da Silva disse o seu smartphone fica conectado 24hs “Acesso a rede diariamente a internet, durmo com meu telefone a única hora que não mexo é somente quando eu estou tomando banho, até no período da manhã quando estou estudando na escola o aparelho fica conectado”.
Rosana Marinho fala que fica até às 2hs navegando na internet em busca de receitas, nas redes sociais ou se atualizando a respeito das novelas “Sempre me comunico com os meus amigos para programar o que vamos fazer no final de semana ou a respeito de saber que é que esta afim do outro, geralmente são coisas desse tipo. Antigamente não se via crianças com o celular e hoje estão evoluindo junto com a tecnologia muitos preferem ficar no celular do que está brincando”