Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025
PORTO VELHO-Com 21 votos contrários, o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia rejeitou o nome indicado pelo governador Marcos Rocha (União Brasil), à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas Estadual.
Com isso, o governador entra para a história política de Rondônia, ao ter o nome do auditor fiscal Jailson Viana de Almeida barrado para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas.
Essa é a primeira vez, desde a criação do conselho, no ano de 1983, que um nome indicado pelo executivo é rejeitado pelo Legislativo.
Ao que tudo indica, Jailson quando secretário de planejamento, teria feito inúmeros inimigos na casa de leis e por isso haveria essa repulsão por parte dos parlamentares.
Dos 24 deputados estaduais, dois estavam ausentes da sessão: Rosângela Donadon, do mesmo partido do chefe do Poder Executivo estadual, e o Cabo Jhony Paixão (PSDB). O presidente do Legislativo, Alex Redano (Republicanos), se absteve regimentalmente.
Nos próximos dias, o governador Marcos Rocha, deverá indicar um novo nome para a casa. O indicado pelo governo se aprovado em nova votação, vai substituir o conselheiro Benedito Antônio Alves, que se aposentou.