Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025
RONDÔNIA- Porto Velho tem registrado um avanço preocupante no número de casos de dengue. Só no primeiro trimestre deste ano, foram registrados 354 casos, com um óbito.
O número de pessoas diagnosticadas triplicou em relação ao ano de 2021, que registrou 121 notificações nos quatro primeiros meses do ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Em 2022, somente em março somaram 203 casos.
Segundo a gerente médica do Centro de Medicina Tropical de Rondônia, Francielle Moraes, o período chuvoso é propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti. O risco de infecção cresce de forma avançada.
O Centro de Medicina Tropical, recebe os pacientes mais graves da doença, somente em março, 40 pessoas receberam atendimento na unidade. A médica explica que esse número pode ser triplicado, pois, há casos em que o paciente tem apenas sintomas leves e não são notificados.
“Do mês de janeiro até março, os casos notificados são de pessoas de ficaram internadas na unidade, porém há muitas sub notificações, que são casos de pacientes que são medicados e liberados para casa, o que triplica esse número” disse.
Entre os sintomas mais comuns são dores no corpo, na articulação e atrás dos olhos, febre alta, manchas vermelhas e náuseas. Ao sentir os sintomas, o paciente deve ir até uma unidade de saúde para realizar o exame e posteriormente fazer o tratamento.
“O tratamento é feito com medicações sintomáticas para aliviar dores e febre. O paciente em recuperação deve manter repouso, fazer bastante hidratação e observar os sinais de alarme em casos de sintomas leves, o recomendado manter-se em repouso e se hidratar.”
Ela alertou que os principais focos de criação dos mosquitos são: pneus e outros materiais rodantes, além de recipientes plásticos como tampinhas, latas, sucatas e entulhos.
O país está em meio a um surto de dengue, segundo o boletim do Ministério da Saúde, divulgado na última segunda-feira (2), até abril deste ano houve um aumento de 113,7% nos casos prováveis da doença. Foram somados 542.038 casos entre o dia 2 de janeiro e 23 de abril de 2022. No ano de 2021 foram registrados 544 mil casos da doença.
Ainda segundo as informações do Ministério da Saúde, até o momento, foram confirmados 160 óbitos por dengue em todo o país. A pasta informou que investiga ainda outros 228 óbitos prováveis pela doença.