• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 22 de setembro de 2025

Governo de Rondônia desmente Marcia Bittar e nega ‘ideologia de gênero’ nas escolas de RO

Em nota vinculada à imprensa, o órgão esclareceu que não procede a afirmação dita pela professora


rondonotícias

Publicada em: 18/05/2022 13:27:25 - Atualizado



IMAGEM ILUSTRATIVA

RONDÔNIA -O Governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (Seduc), desmentiu a pré candidata ao Senado Federal pelo Acre, Marcia Bittar(PL), na quarta-feira(18), sobre o uso de linguagem não binária em currículo.

Em nota vinculada à imprensa, o órgão esclareceu que não procede a afirmação dita pela  professora em um vídeo vinculado nas redes sociais sobre à ideologia de gênero.

As declarações teriam sido dadas, ao jornalista Antônio Muniz da TV Rio Branco filiada ao SBT durante entrevista. Ao falar sobre a ideologia de gênero, ela diz “Não é normal falar para uma criança de 4 a 12 anos que ela pode ser menina ou menino”, afirmou Marcia Bittar.

A professora continua ainda afirmando, que Rondônia está destruindo um símbolo nacional que é a língua portuguesa dizendo que se  ensina uma linguagem binária.

Veja a nota da Seduc

A Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (Seduc) esclarece que diante do vídeo que circula nas redes sociais referente à ideologia de gênero, apontando que no estado de Rondônia o tema em questão está sendo contemplado nas escolas por meio do uso da língua binária, a informação apresentada no vídeo não procede, uma vez que o Governo do Estado de Rondônia, no desenvolvimento das políticas públicas educacionais, não designa no currículo do sistema estadual de ensino o tema ideologia de gênero e linguagem neutra como parte do desenvolvimento das habilidades e competências e nem nos temas transversais, além de não contemplar esta temática nos materiais didáticos disponibilizados nas escolas públicas estaduais.

Foram elaborados os Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental e Médio, devidamente aprovados pelo Conselho Estadual da Educação de Rondônia, e o tema ideologia de gênero e linguagem neutra ou binária não faz parte do currículo da Educação Básica de Rondônia, seguindo a abordagem da língua portuguesa de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa e as orientações legais de ensino, que estão previstas como direito de aprendizagem conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Educação de Rondônia ocupa o 1º lugar na região Norte pela nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o 6ª lugar no Brasil.


Fale conosco