Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
PORTO VELHO,RONDÔNIA- A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) tem desencadeado uma série de treinamentos envolvendo médicos e profissionais da enfermagem de unidades hospitalares, da Capital e interior, com foco na Capacitação em Práticas Seguras na Transfusão de Hemocomponentes e Reações Transfusionais. Todas as palestras estão sendo ministradas pelas enfermeiras Cleunice Ferraz de Lima (núcleo de Hemovigilância), Nayana Santana (especialista em Saúde da Família), Maria Irenir (especialista em Clínica Transfusional) e pela médica hematologista Ana Carolina.
O treinamento está sendo desenvolvido atendendo a uma programação elaborada pelo presidente João Ricardo e a equipe técnica da Fhemeron. No mês de maio, por exemplo, está programada a capacitação para profissionais do Hospital Santa Marcelina. Na manhã de quinta-feira, a enfermeira Cleunice Ferraz ministrou palestras para profissionais da saúde lotados no Hospital de Base enfatizando todo o processo que envolve temas fundamentais tais como: Conceituação do Ato Transfusional; Definição de responsabilidades na prescrição e transfusão de hemocomponentes; Coleta de dados e amostras pré-transfusionais; Cuidados transfusionais e verificação de sinais vitais; Atenção aos sinais e sintomas das reações transfusionais; Registro das bolsas transfundidas; Registro e notificação das reações transfusionais.
Durante a transfusão sanguínea, o paciente está sujeito a reações inesperadas. Sendo assim, é relevante à equipe de saúde que acompanha o paciente saber corretamente como proceder em cada reação transfusional. Nesse sentido, explica equipe da Fhemeron, a perspectiva e verificar o conhecimento dos profissionais acerca dos cuidados prestados durante a transfusão de hemocomponentes, em seus diferentes tipos, sobre como proceder durante uma reação e sobre quais são os cuidados de enfermagem pré e pós-transfusionais.
“A prática requer cada vez mais profissionais competentes, responsáveis e com elevado nível de conhecimento, garantindo a qualidade e segurança do processo transfusional. A Fhemeron está sempre com as atenções voltadas para todo esse procedimento e o treinamento dos profissionais médicos e de enfermagem é importante e por isso tem investido em capacitação permanente e atualização constante desses profissionais”, salientou Cleunice.