• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de setembro de 2025

WhatsApp vai permitir que usuários comprem e paguem produtos pelo app no Brasil

Com o recurso, será possível também encontrar lojas e restaurantes que utilizem o serviço


r7

Publicada em: 25/11/2022 17:19:20 - Atualizado


A Meta, controladora do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, anunciou na quinta-feira (17) que vai testar uma ferramenta de compras e pagamentos diretamente no WhatsApp Business no Brasil. Com o recurso, será possível acessar o catálogo de produtos de lojas que estão no WhatsApp, selecionar e pagar as mercadorias pelo app.

Além disso, o WhatsApp também vai incluir uma aba de pesquisas no mensageiro, para que os usuários possam procurar por lojas e restaurantes que ofereçam o serviço. A ferramenta foi divulgada por Mark Zuckerberg, presidente da Meta, em um anúncio feito durante o WhatsApp Business Summit, evento que aconteceu em São Paulo nesta quinta.

Inédita no Brasil, a função chega como um teste, após ter sido lançada na Índia, no mês passado. A ideia é que o recurso funcione como um app de delivery ou um e-commerce, em que todo o processo de compra é realizado dentro do mesmo aplicativo. Para isso, o WhatsApp tem testado parcerias com empresas de pagamento como Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede.

Usuários podem pagar com cartões de débito ou crédito com as bandeiras Visa ou Mastercard. "Se você gerencia um negócio no Brasil, isso significa que as pessoas poderão te encontrar, falar com você e comprar de você, tudo diretamente no WhatsApp, e estamos trabalhando para levar essa experiência para mais países nos próximos meses. Esse é o próximo passo para a mensageria de negócios", afirmou Zuckerberg em uma mensagem apresentada no evento.

Para fazer uma compra, é necessário que o usuário acesse o catálogo da loja, selecione o produto e clique em "enviar pedido", para que o estabelecimento possa fazer a revisão da compra. Do lado do comerciante, o app permite pequenas edições, como a adição de desconto ou impostos e frete, por exemplo. Depois de pronto o pedido, a loja o confirma e envia a solicitação de pagamento ao cliente. A transação não gera links fora do app.



Fale conosco