Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 20 de setembro de 2025
RONDÔNIA - A Universidade Federal de Rondônia (Unir) confirmou que efetuou o pagamento de todas as 1.833 bolsas e auxílios estudantis referentes ao mês de novembro de 2022, na quinta-feira (8). O pagamento foi possível após o desbloqueio de parte do orçamento do Ministério da Educação (MEC).
O governo federal fez um remanejamento e liberou R$ 300 milhões para a pasta. Só que o valor não é nem metade do que foi bloqueado na semana passada. Com isso, na Unir, essa liberação atende apenas aos compromissos firmados com bolsistas e alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Por meio de nota, a instituição informou que até o momento não foi restabelecida a parte do orçamento da universidade para pagamentos de fornecedores, contratos e despesas básicas, como de água e energia elétrica, por exemplo.
"Os demais recursos retirados do orçamento da Unir, assim como das demais universidades federais, seguem sem recomposição, e, do mesmo modo, prosseguem as tratativas para que sejam liberados, a fim de que as despesas ordinárias com a manutenção da Universidade possam ser honrados como já previsto", consta na nota.
Capes sem dinheiro
Responsável pelo pagamento das bolsas, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação, também foi atingida pelos bloqueios no orçamento.
Veja a cronologia dos bloqueios da Capes: